Viagens

Mulheres viajando pelo mundo – Dicas!

Com uma sociedade que evolui a pequenos passos, mulheres viajando sozinhas ainda é – infelizmente – um tabu. Se você é mulher e contou para alguém que viajaria sozinha, com certeza ouviu comentários como “é muito perigoso” ou “mas qual a graça de viajar sozinha?”.

O que a maioria das pessoas não se dá conta é que, independente do sexo, viajar sozinha(o) te coloca em contato com a pessoa mais importante da sua vida – você. É uma experiência de autoconhecimento muito forte e importante.

Muitas vezes quando viajamos acabamos não fazendo o que realmente queríamos por ter que tomar decisões conjuntas. E adivinha só? Em uma viajem sozinha isso não irá acontecer. Você pode fazer tudo o que quiser, pela própria vontade.

Além disso, muitas vezes nós nos silenciamos. Passamos tempo demais pensando nas outras pessoas, no que esperam de nós, no que irão pensar de nós, nos comparando. Com isso, esquecemos de conviver conosco – nossas questões, inseguranças, prazeres e vontades.

É tudo isso (e muito mais) que uma viagem sozinha proporciona. Você será obrigada a fazer as próprias escolhas – ainda que elas sejam ruins às vezes. O importante é estar firme para enfrentar qualquer situação.

Agora, sendo mulher, todo esse processo de autoconhecimento e autoestima fica ainda mais forte, pois querendo ou não, vivemos num mundo ainda muito desigual em relação a homens e mulheres. Sim, o machismo ainda existe, mais forte em alguns lugares do que outros. Somos expostas muitas vezes a situações em que o pensamento machista ainda impera.

Justamente por isso, vamos dar algumas dicas para você que também é mulher e quer fazer uma viagem sozinha e ainda está com um pouco de medo.

Dica 1 – Faça amigos!

Mesmo os destinos mais conhecidos podem guardar opções de turismo que somente pessoas locais conhecem. Para aproveitar sua viagem de uma maneira diferenciada, alguns sites como o Rent A Local Friend oferecem a possibilidade de se comunicar com pessoas locais do destino selecionado e combinar passeios. É como ter um guia turístico que entende tudo sobre aquele lugar e também uma companhia para os momentos em que você se sentir só durante a viagem.

Outros sites como o Couch Surfing oferecem a possibilidade de se hospedar na casa de nativos. Geralmente esses e outros sites similares possuem opções de avaliação para que você leia relatos de quem já usou esses serviços e se certifique de estar segura.

Dica 2 – Saiba administrar seu dinheiro

Lembre-se que você está viajando sozinha, portanto planeje bem quanto vai precisar e mantenha um pouco de dinheiro em papel com você sempre. Nem todos os lugares aceitam cartões e encontrar um banco 24h pode ser uma tarefa árdua. Em casos de viagens internacionais pode haver a necessidade de desbloquear seus cartões no banco para usá-lo na viagem. Verifique qual é a moeda local do destino em questão e faça o câmbio. Existe também a opção de adquirir cartões pré-pagos para eventualidades.

Dica 3 – Procure hospedagem bem avaliada

Se você for viajar com um orçamento alto, esta não precisa ser uma preocupação tão grande, já que hotéis de luxo raramente representam algum tipo de perigo. Mas quem vai se hospedar em pousadas simples e, principalmente, quartos compartilhados de hostels precisa tomar cuidado. Procure acomodações que tenham apenas boas avaliações, especialmente nos quesitos segurança e localização. A maioria dos sites de reserva de hospedagem oferece esse serviço.

 

Não deixe de ler todos os comentários recentes para saber se não houve nenhuma situação de perigo envolvendo mulheres naquele lugar nos últimos meses. Se puder reservar um quarto só seu, garanta que ele tenha chave na porta e que ela funcione. Se estiver viajando com um orçamento apertado e for ficar em quarto compartilhado com outros viajantes, procure hostels que ofereçam dormitórios apenas para mulheres. Todos os ‘Albergues da Juventude’, por exemplo, têm.

Dica 4 – Informe alguém que não irá viajar com você sobre seu itinerário

 

Deixe algum amigo ou familiar seu sabendo onde te encontrar nos seus dias de viagem. Explique que você não quer ser seguida, é apenas para questões de segurança caso precise ser contatada.

Dica 5 – Leve uma distração também

A não ser que pretenda sair todas as noites, é provável você queira “fazer nada” alguma noite. Então leve um bom livro, carregue seu tablet com filmes ou jogos, algo que te distraia – enfim, qualquer coisa para um momento de descanso. É legal de vez em quando diminuir o ritmo e simplesmente relaxar.

Dica 6 – Planeje seu meio de transporte

Em alguns lugares existem opções de transporte como ônibus, táxi e Uber, mas

 

em outros locais você terá que alugar um carro. Pesquise sobre como é o transporte no local ANTES de ir.

Dica 7 – Vá comer em um lugar legal

Vá até um restaurante bem legal, experimente pratos diferentes e aproveite sua própria companhia. Se você estiver nos Estados Unidos, por exemplo, pode comprar produtos brasileiros e apresentar para os novos amigos gringos. Mas a experiência gastronômica de provar novos pratos e sabores, torna tudo muito mais especial.

Dica 8 – Tente!

Alguns dias, um fim de semana, UM DIA – tente viajar sozinha! Sempre quis conhecer um lugar que ninguém quer ir? Só vai! A vida é uma só.

VH Trans

Recent Posts

8 lugares para viajar no carnaval

O carnaval está chegando e nessa época as pessoas aproveitam o feriado prolongado para viajar…

4 anos ago

Férias: alugue uma van e vá para a praia!

Janeiro é o mês de férias das crianças e muitos pais costumam tirar alguns dias…

4 anos ago

5 lugares para passar o réveillon no Brasil

O fim de ano está chegando e junto com ele a dúvida de onde passar…

4 anos ago

Prepare-se para os feriados prolongados de 2020

Falta pouco para o fim de 2019 e muitas pessoas já estão de olho nos…

4 anos ago

3 lugares para pular de paraquedas

Pular de paraquedas é uma experiência única e maravilhosa para quem a vivencia. No Brasil…

5 anos ago

Qual a melhor forma de chegar no Rock in Rio?

Se você está se programando para assistir esse espetáculo que é o Rock in Rio,…

5 anos ago